Um plano real, a história da estabilização do Brasil

O Acervo da Fundação FHC acaba de trazer para o ambiente digital uma de suas mostras mais emblemáticas: Um plano real, a história da estabilização do Brasil. A inspiração vem da exposição que há 11 anos está em cartaz na sede da Fundação, em São Paulo, e que trata do processo de controle da inflação e estabilização da nossa moeda – desde o início da redemocratização, em 1984, até a implantação do Plano Real, em 1994. E lá se foram 28 anos!

Além de ampliar o acesso do público, a nova mostra conta com recursos e conteúdos interativos especialmente desenvolvidos para o meio on-line. Ela traz, por exemplo, uma cronologia ilustrada de eventos que permite às pessoas se aprofundarem no ambiente político pós-abertura – e que foi fundamental para a construção do Plano.

Outro diferencial da exposição virtual é seu projeto educativo. A proposta é colocar professores e alunos – por meio de práticas de leitura e significação – em contato direto com a documentação histórica de um acervo real. Ao navegar por reportagens em texto, áudio e vídeo, charges e documentos da época, eles poderão construir sua própria compreensão a respeito dessa inovadora política pública fiscal e econômica do Brasil.

Seja bem-vindo!